Get an Opinion Debate partilhado
Imagem do debate: São os cidadãos que definem os temas de que o país fala, ou são os media que, ao escolherem aquilo a que dão atenção, acabam por moldar a própria opinião pública?

Tópico

São os cidadãos que definem os temas de que o país fala, ou são os media que, ao escolherem aquilo a que dão atenção, acabam por moldar a própria opinião pública?

4 de setembro de 2026 · PT

Experimentar este debate

Ouve o debate completo

Acompanha todas as perspetivas e chega à conclusão com o painel.

Perspetivas em debate

Um moderador e diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema.

R

Ricardo Salgado Ferreira

Moderador, Jornalista de Política e Sociedade

D

Dra. Helena Matos Silva

Socióloga, Especialista em Participação Cidadã

D

Dr. António Gouveia

Teórico da Comunicação e Agenda-Setting

B

Beatriz Lemos

Analista de Media e Grupos de Interesse

P

Prof. Jorge Valente

Investigador em Ética Jornalística e Democracia

Transcrição completa

Lê todas as intervenções ou ouve cada voz separadamente.

Abrir transcrição

Ricardo Salgado Ferreira

Boa noite. Sejam bem-vindos a um debate essencial sobre a saúde da nossa democracia: afinal, quem decide o que é prioritário em Portugal? Numa era de saturação informativa, importa perceber se os média ainda detêm o poder de ditar a agenda ou se são apenas um eco do ruído digital. Contamos com a Dra. Helena Matos Silva, socióloga especialista em participação cidadã; o Dr. António Gouveia, teórico da comunicação; Beatriz Lemos, analista de média e grupos de interesse; e o Prof. Jorge Valente, investigador em ética jornalística. Dividiremos a análise em seis eixos: a eficácia da agenda mediática hoje; o impacto das redes sociais; o peso do lobbying; a crise da profundidade jornalística; os mecanismos de participação direta; e a tensão entre legitimidade e audiências. Começamos pelo efeito de Agenda-Setting: Dr. António Gouveia, os média portugueses ainda conseguem definir o que o país discute, ou perderam essa soberania?

Ouvir esta intervenção

Ricardo Salgado Ferreira

Tem a palavra Dra. Helena Matos Silva.

Ouvir esta intervenção

Dra. Helena Matos Silva

Defendo que o clássico *agenda-setting* vertical ruiu: hoje, os cidadãos já não esperam pelo telejornal para saber o que importa. Através da mobilização digital, temas como a crise da habitação ou a precariedade jovem saltaram das redes para as redações, forçando os média a abandonar a sua redoma e a reagir à urgência das ruas.

Ouvir esta intervenção

Ricardo Salgado Ferreira

A palavra é sua, Dr. António Gouveia.

Ouvir esta intervenção

Dr. António Gouveia

Os média continuam a deter a soberania da relevância: não nos dizem o que pensar, mas sobre o que pensar. Em Portugal, a validação editorial de um tema, como os casos de gestão no SNS, transforma o ruído difuso em debate nacional legítimo, hierarquizando a realidade que, sem esta mediação técnica, seria apenas um caos de estímulos irrelevantes.

Ouvir esta intervenção

Ricardo Salgado Ferreira

Beatriz Lemos, faça favor.

Ouvir esta intervenção

Beatriz Lemos

A soberania dos média é uma ilusão que encobre o verdadeiro motor da agenda: os grupos de pressão. Em Portugal, o *agenda-setting* não é uma escolha editorial neutra, mas o resultado de um vazio legal sobre o *lobbying*, onde interesses económicos e políticos orquestram factos para fabricar consensos, restando aos cidadãos apenas o papel de ecoar narrativas predefinidas.

Ouvir esta intervenção

Ricardo Salgado Ferreira

Prof. Jorge Valente.

Ouvir esta intervenção

Prof. Jorge Valente

Os média portugueses mantêm o poder de agenda, mas exercem-no agora por omissão e velocidade, não por reflexão. Ao privilegiarem o imediatismo reativo das audiências digitais, abdicam da profundidade ética, validando temas superficiais como se fossem prioridades nacionais. Esta "agenda de impacto" asfixia a capacidade de o cidadão processar criticamente a complexidade política da nossa democracia.

Ouvir esta intervenção

Ricardo Salgado Ferreira

Dra. Helena Matos Silva, suponhamos que um movimento de cidadãos no Interior do país consegue mobilizar uma manifestação massiva contra o encerramento de urgências, mas, no mesmo dia, ocorre uma crise política em Lisboa. Se os média optarem por ignorar o protesto local em favor do palco político nacional, como é que esse silenciamento afeta a capacidade de auto-organização daqueles cidadãos a longo prazo?

Ouvir esta intervenção

Dra. Helena Matos Silva

Ricardo, os média não perderam a soberania, mas a verdade é que hoje são muitas vezes rebocados pela indignação orgânica que nasce nas redes. O Dr. António Gouveia olha para o sistema como se estivéssemos em 1990, ignorando que o "Agenda-Setting" já não é uma autoestrada de sentido único, mas um cruzamento caótico. Eu pessoalmente defendo que a autonomia do cidadão português nunca foi tão visível: veja-se o caso das denúncias sobre o estado das urgências hospitalares ou as falhas na AIMA, que muitas vezes só saltam para o telejornal depois de vídeos amadores e relatos diretos inundarem o espaço público digital. Não é o conselho editorial que escolhe o tema; é o editor que, perante a viralidade, se vê forçado a validar o que as pessoas já estão a discutir fervorosamente. Francamente, continuar a achar que quatro ou cinco diretores de informação controlam o que o país pensa é subestimar a literacia e a capacidade de rutura do eleitorado atual. A agenda é hoje um campo de batalha, não um guião pré-escrito.

Ouvir esta intervenção

Ricardo Salgado Ferreira

Dr. António Gouveia, imaginemos que o Parlamento aprova hoje uma lei estruturante sobre o ordenamento do território, mas os principais telejornais e jornais de referência decidem ignorá-la para focar a emissão inteira num caso de crime passional mediático. Nesse cenário, o efeito de agenda-setting seria tão absoluto ao ponto de a lei, apesar de ter impacto real na vida dos cidadãos, deixar de existir politicamente por falta de validação mediática?

Ouvir esta intervenção

Dr. António Gouveia

Os média portugueses mantêm, sem dúvida, a soberania na hierarquização do que é relevante, funcionando como o sistema intermediário que valida o que merece a atenção do Estado e da justiça. Embora as redes sociais criem ilusões de autonomia, a verdade é que um tema só "existe" institucionalmente em Portugal quando passa pelo crivo editorial das televisões e dos grandes jornais. Repare-se: um escândalo pode circular dias no X ou no Facebook, mas só quando a imprensa tradicional o fixa na agenda é que vemos reações na Assembleia da República ou aberturas de inquéritos pelo Ministério Público. Eu defendo que o *agenda-setting* hoje não diz apenas às pessoas "sobre o que pensar", mas sim "o que é oficial". A fragmentação digital é ruído; a legitimação continua a ser mediática. O risco, a meu ver, é a "agenda de reboque", onde o jornalismo abdica do seu papel de filtro para perseguir o clique fácil, mas não se enganem: quem ainda corta a meta da relevância pública são as redações, não os algoritmos.

Ouvir esta intervenção

Ricardo Salgado Ferreira

Dr. António Gouveia sublinha a soberania dos média, mas ignora que esta hierarquia é permeável. Beatriz Lemos, imagine que um grupo económico influente decide neutralizar um debate sobre regulação ambiental em Portugal, inundando as redações com dados técnicos complexos e eventos paralelos. Perante este cenário, como é que o efeito de agenda-setting seria manipulado para silenciar a relevância pública da questão?

Ouvir esta intervenção

Beatriz Lemos

Os média portugueses mantêm, na minha leitura, a soberania da agenda, mas não da forma romântica que a Dra. Helena sugere; eles funcionam como uma caixa de ressonância para grupos de pressão que dominam o "vazio legal" do lobbying em Portugal. Sinceramente, acho perigoso ignorar que a agenda-setting contemporânea é, muitas vezes, uma construção artificial: reparem como temas complexos, como a regulação do lobbying discutida na Assembleia da República, raramente chegam ao topo das prioridades mediáticas até que um escândalo rebenta. Porquê? Porque não interessa aos grupos de interesse que a luz se acenda sobre o processo de decisão. Um exemplo real é a forma como certas associações sectoriais conseguem "plantar" crises ou soluções milagrosas no horário nobre, moldando o que o português comum discute à mesa. Enquanto não tivermos transparência sobre quem financia estas narrativas que os média compram como "urgentes", continuaremos a ter uma opinião pública fabricada por quem tem meios para pagar o acesso aos ecrãs. Não é a rede social que manda, é quem sabe manipular o sistema intermediário.

Ouvir esta intervenção

Ricardo Salgado Ferreira

Prof. Jorge Valente, suponha que um grande grupo editorial português decide, por critérios de rentabilidade, substituir a sua equipa de política por um algoritmo que replica apenas os temas mais partilhados nas redes. Se os cidadãos passarem a consumir exclusivamente o que já validaram por cliques, como ficaria a função do jornalismo de alertar para temas áridos mas vitais, como a sustentabilidade da Segurança Social ou a reforma da justiça? Seria o fim da agenda-setting como serviço público?

Ouvir esta intervenção

Prof. Jorge Valente

A soberania dos média na definição da agenda não se perdeu, mas transfigurou-se num fenómeno perverso: hoje, a eficácia do *agenda-setting* em Portugal reside na capacidade de ditar não sobre o que devemos pensar, mas sobre o que devemos sentir, privilegiando o espanto em detrimento da compreensão. Na minha opinião, estamos a viver uma falácia de autonomia; embora a Dra. Helena defenda que as redes sociais libertaram o cidadão, o que vemos é um "efeito de eco" onde o jornalismo, pressionado pelo imediatismo digital, valida temas marginais apenas porque geram tráfego. Veja-se o caso dos debates sobre políticas públicas na Assembleia da República, frequentemente eclipsados por polémicas de 24 horas que morrem assim que o algoritmo muda. O Dr. António Gouveia fala de validação, mas eu chamo-lhe capitulação ética: quando os média tradicionais replicam o ritmo frenético das redes, abdicam da sua função de filtro para se tornarem meros amplificadores de ruído, tornando impossível qualquer reflexão profunda sobre o estado do país.

Ouvir esta intervenção