Ricardo Salgado Ferreira
Boa noite. Sejam bem-vindos a um debate essencial sobre a saúde da nossa democracia: afinal, quem decide o que é prioritário em Portugal? Numa era de saturação informativa, importa perceber se os média ainda detêm o poder de ditar a agenda ou se são apenas um eco do ruído digital.
Contamos com a Dra. Helena Matos Silva, socióloga especialista em participação cidadã; o Dr. António Gouveia, teórico da comunicação; Beatriz Lemos, analista de média e grupos de interesse; e o Prof. Jorge Valente, investigador em ética jornalística.
Dividiremos a análise em seis eixos: a eficácia da agenda mediática hoje; o impacto das redes sociais; o peso do lobbying; a crise da profundidade jornalística; os mecanismos de participação direta; e a tensão entre legitimidade e audiências.
Começamos pelo efeito de Agenda-Setting: Dr. António Gouveia, os média portugueses ainda conseguem definir o que o país discute, ou perderam essa soberania?
Ricardo Salgado Ferreira
Tem a palavra Dra. Helena Matos Silva.
Dra. Helena Matos Silva
Defendo que o clássico *agenda-setting* vertical ruiu: hoje, os cidadãos já não esperam pelo telejornal para saber o que importa. Através da mobilização digital, temas como a crise da habitação ou a precariedade jovem saltaram das redes para as redações, forçando os média a abandonar a sua redoma e a reagir à urgência das ruas.
Ricardo Salgado Ferreira
A palavra é sua, Dr. António Gouveia.
Dr. António Gouveia
Os média continuam a deter a soberania da relevância: não nos dizem o que pensar, mas sobre o que pensar. Em Portugal, a validação editorial de um tema, como os casos de gestão no SNS, transforma o ruído difuso em debate nacional legítimo, hierarquizando a realidade que, sem esta mediação técnica, seria apenas um caos de estímulos irrelevantes.
Ricardo Salgado Ferreira
Beatriz Lemos, faça favor.
Beatriz Lemos
A soberania dos média é uma ilusão que encobre o verdadeiro motor da agenda: os grupos de pressão. Em Portugal, o *agenda-setting* não é uma escolha editorial neutra, mas o resultado de um vazio legal sobre o *lobbying*, onde interesses económicos e políticos orquestram factos para fabricar consensos, restando aos cidadãos apenas o papel de ecoar narrativas predefinidas.
Ricardo Salgado Ferreira
Prof. Jorge Valente.
Prof. Jorge Valente
Os média portugueses mantêm o poder de agenda, mas exercem-no agora por omissão e velocidade, não por reflexão. Ao privilegiarem o imediatismo reativo das audiências digitais, abdicam da profundidade ética, validando temas superficiais como se fossem prioridades nacionais. Esta "agenda de impacto" asfixia a capacidade de o cidadão processar criticamente a complexidade política da nossa democracia.
Ricardo Salgado Ferreira
Dra. Helena Matos Silva, suponhamos que um movimento de cidadãos no Interior do país consegue mobilizar uma manifestação massiva contra o encerramento de urgências, mas, no mesmo dia, ocorre uma crise política em Lisboa. Se os média optarem por ignorar o protesto local em favor do palco político nacional, como é que esse silenciamento afeta a capacidade de auto-organização daqueles cidadãos a longo prazo?
Dra. Helena Matos Silva
Ricardo, os média não perderam a soberania, mas a verdade é que hoje são muitas vezes rebocados pela indignação orgânica que nasce nas redes. O Dr. António Gouveia olha para o sistema como se estivéssemos em 1990, ignorando que o "Agenda-Setting" já não é uma autoestrada de sentido único, mas um cruzamento caótico. Eu pessoalmente defendo que a autonomia do cidadão português nunca foi tão visível: veja-se o caso das denúncias sobre o estado das urgências hospitalares ou as falhas na AIMA, que muitas vezes só saltam para o telejornal depois de vídeos amadores e relatos diretos inundarem o espaço público digital. Não é o conselho editorial que escolhe o tema; é o editor que, perante a viralidade, se vê forçado a validar o que as pessoas já estão a discutir fervorosamente. Francamente, continuar a achar que quatro ou cinco diretores de informação controlam o que o país pensa é subestimar a literacia e a capacidade de rutura do eleitorado atual. A agenda é hoje um campo de batalha, não um guião pré-escrito.
Ricardo Salgado Ferreira
Dr. António Gouveia, imaginemos que o Parlamento aprova hoje uma lei estruturante sobre o ordenamento do território, mas os principais telejornais e jornais de referência decidem ignorá-la para focar a emissão inteira num caso de crime passional mediático. Nesse cenário, o efeito de agenda-setting seria tão absoluto ao ponto de a lei, apesar de ter impacto real na vida dos cidadãos, deixar de existir politicamente por falta de validação mediática?
Dr. António Gouveia
Os média portugueses mantêm, sem dúvida, a soberania na hierarquização do que é relevante, funcionando como o sistema intermediário que valida o que merece a atenção do Estado e da justiça. Embora as redes sociais criem ilusões de autonomia, a verdade é que um tema só "existe" institucionalmente em Portugal quando passa pelo crivo editorial das televisões e dos grandes jornais. Repare-se: um escândalo pode circular dias no X ou no Facebook, mas só quando a imprensa tradicional o fixa na agenda é que vemos reações na Assembleia da República ou aberturas de inquéritos pelo Ministério Público. Eu defendo que o *agenda-setting* hoje não diz apenas às pessoas "sobre o que pensar", mas sim "o que é oficial". A fragmentação digital é ruído; a legitimação continua a ser mediática. O risco, a meu ver, é a "agenda de reboque", onde o jornalismo abdica do seu papel de filtro para perseguir o clique fácil, mas não se enganem: quem ainda corta a meta da relevância pública são as redações, não os algoritmos.
Ricardo Salgado Ferreira
Dr. António Gouveia sublinha a soberania dos média, mas ignora que esta hierarquia é permeável. Beatriz Lemos, imagine que um grupo económico influente decide neutralizar um debate sobre regulação ambiental em Portugal, inundando as redações com dados técnicos complexos e eventos paralelos. Perante este cenário, como é que o efeito de agenda-setting seria manipulado para silenciar a relevância pública da questão?
Beatriz Lemos
Os média portugueses mantêm, na minha leitura, a soberania da agenda, mas não da forma romântica que a Dra. Helena sugere; eles funcionam como uma caixa de ressonância para grupos de pressão que dominam o "vazio legal" do lobbying em Portugal. Sinceramente, acho perigoso ignorar que a agenda-setting contemporânea é, muitas vezes, uma construção artificial: reparem como temas complexos, como a regulação do lobbying discutida na Assembleia da República, raramente chegam ao topo das prioridades mediáticas até que um escândalo rebenta. Porquê? Porque não interessa aos grupos de interesse que a luz se acenda sobre o processo de decisão. Um exemplo real é a forma como certas associações sectoriais conseguem "plantar" crises ou soluções milagrosas no horário nobre, moldando o que o português comum discute à mesa. Enquanto não tivermos transparência sobre quem financia estas narrativas que os média compram como "urgentes", continuaremos a ter uma opinião pública fabricada por quem tem meios para pagar o acesso aos ecrãs. Não é a rede social que manda, é quem sabe manipular o sistema intermediário.
Ricardo Salgado Ferreira
Prof. Jorge Valente, suponha que um grande grupo editorial português decide, por critérios de rentabilidade, substituir a sua equipa de política por um algoritmo que replica apenas os temas mais partilhados nas redes. Se os cidadãos passarem a consumir exclusivamente o que já validaram por cliques, como ficaria a função do jornalismo de alertar para temas áridos mas vitais, como a sustentabilidade da Segurança Social ou a reforma da justiça? Seria o fim da agenda-setting como serviço público?
Prof. Jorge Valente
A soberania dos média na definição da agenda não se perdeu, mas transfigurou-se num fenómeno perverso: hoje, a eficácia do *agenda-setting* em Portugal reside na capacidade de ditar não sobre o que devemos pensar, mas sobre o que devemos sentir, privilegiando o espanto em detrimento da compreensão. Na minha opinião, estamos a viver uma falácia de autonomia; embora a Dra. Helena defenda que as redes sociais libertaram o cidadão, o que vemos é um "efeito de eco" onde o jornalismo, pressionado pelo imediatismo digital, valida temas marginais apenas porque geram tráfego. Veja-se o caso dos debates sobre políticas públicas na Assembleia da República, frequentemente eclipsados por polémicas de 24 horas que morrem assim que o algoritmo muda. O Dr. António Gouveia fala de validação, mas eu chamo-lhe capitulação ética: quando os média tradicionais replicam o ritmo frenético das redes, abdicam da sua função de filtro para se tornarem meros amplificadores de ruído, tornando impossível qualquer reflexão profunda sobre o estado do país.